..Serviços
..
Medições de vazão
..em tubulações de abastecimento de água


Em substituição ao tubo Pitot utilizado tradicionalmente no Brasil desde 1968, a Ercon conta com moderna sonda com sensor eletromagnético que tem a vantagem de ser mais sensível, não entupir ou amassar facilmente pois não possui pontos móveis que podem travar, além de não utilizar a pressão diferencial, garantindo desta forma, melhor precisão nas medições em ampla faixa de trabalho.

Quando se utiliza o medidor portátil (fig.1), a sonda é ligada ao conjunto através de cabo, sem a necessidade de escorva, válvulas ou abraçadeiras.
Para medições temporárias pode-se acoplar um transdutor (fig. 2) de pressão à haste do sensor fazendo com que o medidor, com índice de proteção IP68, armazene dados de velocidade e pressão.

O valor armazenado é o valor médio de cada período de medição, podendo ainda ser programada a freqüência das medições.

A Ercon usa fichas de medição que substituem o antigo traverse do Pitot (Fig. 3, 4, 5). A obtenção do fator de velocidade (FV) é feita através de leitura direta nos pontos correspondentes às áreas iguais, que são as linhas tracejadas do tradicional traverse do Pitot, dos semicírculos. Efetuando diversas leituras em cada posição aumenta-se a precisão do trabalho. Através das leituras, podemos traçar gráficos do resumo das vazões diárias (Fig. 4) e vazões instantâneas e médias do período de medição (Fig. 5).


Fig. 1
Medem velocidade até 6m/s com erro de
até 2% ± 0,01m/s.


Fig. 2


..
..Fig. 5

..
..Fig. 4

Outras aplicações:
A sonda com sensor eletromagnético associado ao armazenador de dados permite a aferição de medidores estacionários de vazão ("in loco"), levantamento de curvas de bombas e obtenção da rugosidade da tubulação.


Fig. 3



Sorry, your browser doesn't support Java(tm).
.